segunda-feira, 14 de abril de 2008

Editorial

Saudações, leitores da cidade de Patos! Temos muito o que conversar. Mas é claro que nada se decide assim, numa primeira abordagem. Se alguém criou expectativas porque ouviu falar que esse blogue estaria por aparecer ou mesmo porque estava há muito esperando por algo, só não sabia objetivamente o que era, a hora para afobamentos, por favor, não é essa. Esse muito a se conversar será distribuído ao longo desse novo ambiente. Preferimos nesse instante apenas semear, e regar com um pouco de soda cáustica, a vontade e o gosto de quero ver mais. E preferimos assim, não entregar o jogo agora, mas só aos bocadinhos, a conta-gotas.

É verdade que esse blogue está intimamente mais identificado com o público de Patos, capital do sertão da Paraíba. Mas esse público, ao encontrar coisas de seu quinhão, tratados aqui com o máximo de cuidado, humor, seriedade, ludismo – por mais incompatíveis que possam ser –, poderá sentir também algum tipo de cosmopolitismo (talvez seja efeito da internete mesmo). Também encontrará uma maneira distinta de tratamento sobre muitas questões. Os que assinam e colaboram com esse blogue partilham de um desejo antigo de poder dispor de um espaço livre, independente dos patrocínios (anúncios, é como chamam alguns) que mantêm certos veículos de comunicação impressa da nossa cidade. A internete se mostrou atrativa a um projeto assim porque o próprio patoense tem se familiarizado com esse universo. Vamos aproveitar o momento.

No geral, o leitor poderá acompanhar a nossa opinião sobre temas que muitos outros já opinam. O foco básico será o cenário cultural de Patos. Assim como nós, muitos leitores estão enfadados com a forma com que alguns artistas e intelectuais, figuras da cidade em maior evidência (poetas, jornalistas, romancistas, pintores, músicos, só para descriminar) costumam ser tratados, com toda uma pompa que, sinceramente, ainda não encontramos a razão de ser. Viemos para mostrar quando o rei está nu sempre que estiver. Portanto, esse é o nosso diferencial em relação às opiniões corriqueiras. Na medida em que for necessário, Soda neles!

Mas tudo não estará restrito a isso. Lógico que não. Esta será a parte divertida do negócio, pois o blogue trará também entrevistas, resenhas de livros, comentários sobre artigos da imprensa local, discussões sobre arte, filosofia, informações sobre eventos de natureza diversa e tantas coisas mais. Para tanto, contamos com uma lista altamente gabaritada de colaboradores. Alguns deles surgirão logo, outros além, mas acima de tudo conforme formos ganhando adeptos e a nossa empreitada engrenar. Aqui o leitor de Patos terá a presença ilustríssima de um dos nossos maiores colaboradores e incentivadores, o Prof. Dr. João Carlos Cabrío, da Universidade de São Paulo (USP), cuja entrevista inédita concedida à equipe do Soda Cáustica você acompanhará logo abaixo. Sua brilhante participação lançará luz sobre questões de extrema relevância para nossos intelectuais e artistas. Mais: o Soda Cáustica será mantido com a ajuda de muitas outras mãos, todas, é claro, devidamente paramentadas de luvas para evitar acidentes, já que a insalubridade e a periculosidade daquilo que manuseamos é alta. Todo esse risco nós corremos para jamais faltar com nosso lema: "Leia antes de beber!". Nosso esforço é tornar o leitor mais seletivo ao conhecer de um jeito diferente muitas coisas que aparecem na cidade.

E já que falamos no leitor, para finalizar essa postagem inaugural, queremos dizer que a sua colaboração é algo mais que esperado através dos espaços abertos a comentários, sugestões, solução de dúvidas, enfim. Nós moldaremos nossa cara na medida em que for interessante agradar o público. Além disso, com o tempo e com a paciência desse leitor, melhoraremos em estilo de escrita, expressão, temas, qualidade do texto em geral.


Saúde!

2 comentários:

Alex Souto disse...

Gostei da proposta do Blog. Já coloquei seu link no patosonline. Sugiro pesquisar a cultura visual de Patos e região, que é bem rica também. Nem só de poesia vive o homem, mas de pintura, artesanato, desenho......e por aí vai.

Wandecy Medeiros disse...

Amigos, valeu pela piada. Essa do computador foi demais.
KKKKKKKKKKKK
Assim que vi acreditei na seriedadede da entrevista, mas ficou plausível que se trata de uma grande curtição.
Aqui está um texto pelo menos menos ruim do que esse sobre o computador, que foi tão "exaustivamente aprofundado", mas que não tem valor nenhum:

E os vermes tinham razão...

Se um dia me tornarem um apreciado escritor e o meu túmulo receber a visita de acadêmicos e outros seres insossos, deixo registrada aqui, para essa gente escafandrista, minha total consciência do meu tempo e lugar. A cada livro eu melhoro em relação ao livro anterior. Não nasci lapidado. Comecei como lagarta e aos poucos me torno borboleta. Um dia não conseguirei mais me superar porque a idade e o físico talvez me impeçam, mas aí alguém já terá rotulado algum pecado meu como pecado maior. Se os meus ossos forem testemunhas de algo maior que o meu corpo e mente testemunharam, então é nesses ossos que deposito toda minha esperança e propósito.

(Do livro "E os Vermes Tinham Razão...")

Esse texto é ligeiramente melhor.